Desde que o Google chegou ao Brasil em 2005 com a aquisição de uma pequena startup de busca em Belo Horizonte, uma coisa ficou bem clara: somos um povo que adora tecnologia. Estamos entre os primeiros em utilização de vários de nossos produtos, como a Busca, o YouTube, o navegador Chrome, o sistema Android, o Maps e o aplicativo Fotos. Nestes mais de dez anos de convivência, vimos como os brasileiros amam novidades que, de alguma forma, tornam suas vidas mais fáceis e adotam novas tecnologias rapidamente — ou alguém duvida do fenômeno nacional no qual o Waze se transformou?

Por isso, é com muito orgulho que realizamos hoje o Google for Brasil — sim, Brasil com “s” — para anunciar uma série de lançamentos globais criados para a realidade de países como o nosso, no qual milhões de pessoas estão entrando on-line pela primeira vez graças aos smartphones, e que se preocupam em não extrapolar seus pacote de dados, com qualidade díspares de conexões entre diversas localidades.

Além de novos produtos, também anunciamos hoje a nossa maior doação para uma entidade brasileira focada em uma das principais questões que precisamos resolver para que o Brasil continue crescendo e se tornando cada vez melhor: a educação. Por meio do Google.org, vamos fazer uma doação de R$ 15,1 milhões para a Fundação Lemann a fim de financiar um projeto, em conjunto com a Nova Escola, que ajudará a preparar professores brasileiros para a sala de aula do futuro.

A partir de hoje, os brasileiros — e, em breve, usuários do mundo todo — poderão fazer chamadas de voz no Google Duo, o que diminuirá o consumo de dados nas conversas. Também poderão usar o Google Fotos para salvar suas imagens na nuvem em uma resolução mais baixa e compartilhá-las, também em formato menor, mesmo quando estiverem em uma conexão ruim, do tipo 2G. Quando a conexão for melhor, o aplicativo atualizará automaticamente as imagens em uma resolução mais alta.

Falando em compartilhamento, nós ouvimos seus comentários de que este é um recurso importante e acabamos de adicioná-lo ao Google Allo, o nosso aplicativo inteligente de mensagens. Agora, os usuários poderão compartilhar documentos e outros tipos de arquivos, como pdfs, zips e mp3s, a partir das conversas do app. Além disso, os brasileiros ganharam um presente especial no Allo: pedimos a ajuda de artistas locais para criar mais adesivos que capturam a expressividade e o humor da nossa cultura. Cola, aí!

Também adicionamos um recurso de compartilhamento ao Maps, que permite informar sua localização a amigos e familiares em tempo real. Acabou a confusão e o monte de ligações na hora de juntar a turma no festival de música ou o sofrimento para reunir os perdidos da família no almoção de fim de semana. Você decide com quem compartilhar a informação e pode desligar o recurso a qualquer momento.

O Brasil é essencial para o Google. Por isso, o Google for Brasil foi uma celebração do nosso compromisso com o país. Somente nos últimos três, investimos mais de meio bilhão de reais no país. Porque aquela pequena start up que adquirimos em 2005 hoje tem mais de 120 engenheiros — inauguramos no ano passado um novo Centro de Engenharia em Belo Horizonte. Porque nossos clientes cada vez mais se valem da consultoria sobre o mundo digital que nos diferencia, abrimos o Partner Plex São Paulo, um espaço dedicado a inspirar. E porque o Brasil tem um dos ecossistemas de empreendedorismo mais dinâmicos do mundo, abrimos o Campus São Paulo. O novo YouTube Space do Rio de Janeiro está quase pronto, e quando abrir as portas… você também vai querer ser YouTuber.

Também anunciamos hoje uma parceria com a FUNAI e, a partir de agora, o Google Maps inseriu as demarcações de territórios indígenas no Brasil. Essa é uma forma de dar visibilidade à população indígena e permitir um retrato mais exato de seus territórios no Maps.

E, juntos com o MASP, um dos museus mais importantes e visitados no Brasil, anunciamos a disponibilização de mais de mil itens inseridos do acervo da instituição na plataforma Google Arts & Culture. Isso abre as portas do MASP para todos os milhões de brasileiros e também para pessoas em qualquer lugar do mundo.

Obras de arte da coleção do MASP

 

O MASP, aliás, será um dos primeiros parceiros a utilizar o Posts na Busca, outro recurso anunciado hoje, que mostrará cartões com informações relevantes selecionadas pelas próprias instituições, como a estreia de uma nova exposição, perfis de artistas ou mesmo vídeos e gifs. Clubes e ligas de esporte, museus, músicos e filmes podem fazer parte do Posts na Busca — basta a instituição se inscrever, como é o caso também da cantora Vanessa da Mata.

Quer mais? Tem mais. Nossa febre pelo Waze está para aumentar. Também anunciamos hoje que, ainda este ano, será lançado por aqui o Waze Carpool que permitirá conectar motoristas e possíveis caronistas de uma mesma comunidade, que tenham trajetos semelhantes entre a casa e o trabalho e vice-versa.

Em breve, os usuários brasileiros com smartphones Android Marshmallow ou Nougat poderão contar com o Google Assistente, em português, que usa nossos algoritmos inteligentes para simplificar seu dia a dia e saber, por exemplo, a hora de abrir o Waze automaticamente e pegar uma carona para voltar para casa.

Nossa missão não acaba aí: todos os anos, nós geramos centenas de milhões de ligações diretas para pequenas e médias empresas no país inteiro, aumentando as chances de novos negócios. E queremos ajudar cada vez mais os empreendedores brasileiros a tirar máximo proveito da internet para crescer.

Até o final do ano, empreendedores poderão usar a plataforma Google Meu Negócio para criar um site personalizado e otimizado para celulares, além de poderem escolher o melhor jeito de os clientes entrarem em contato. Tudo de graça. O melhor é que os sites  aparecerão na Busca do Google e no Google Maps. Então, não importa onde as pessoas procurem, elas vão conseguir achar o seu negócio.

Estamos desenvolvendo produtos e serviços especialmente para os brasileiros, que levam em conta a realidade e as demandas deles, que trazem conteúdo em português, e que mudam a vida das pessoas.

Acreditamos que este jeito de encarar a inovação é fundamental para a criação de uma internet mais inclusiva e que possa ser usada como instrumento de transformação social e econômica. Temos certeza que o futuro do Brasil promete e queremos estar lado a lado com vocês nesta jornada. #GoogleForBrasil

Postado por Fabio Coelho, VP de Google Inc e presidente do Google Brasil